Cultura em 13/06/2008 Arraiá da Cidade vai deixar gostinho de saudade
Programação do último dia do evento, 14 de junho, traz Marivalda e Grupo Kariri, Meirinhos do Forró e Adelson Viana e Forró na Roça Pedidos para Santo Antônio, São João e São Pedro. Bolo de milho, tapioca, canjica e aluá. Figurino de retalhos e camisa xadrez, vestidos de chita e chapéu de palha. Bandeirinhas coloridas, estrelinhas brilhando nas mãos das crianças. Casas de taipa, totens com situações típicas do sertão para colocar o rosto e tirar fotos sob a luz de um fotógrafo lambe-lambe. Barracas de jogos, como tiro ao alvo e pescaria, e pau-de-sebo. Infelizmente, está chegando a hora de dizer "até ano que vem" para a magia do clima sertanejo que está recriado na Praça do Ferreira, promovido pelo Arraiá da Cidade, evento organizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Mas no dia 14, último dia do evento, ainda é dia de bastante alegria. A festa começa a partir das 16hs, quando quadrilhas adultas e infantis se apresentam de modo contagiante. Muita saia rodada, cores em movimento, músicas e coreografias feitas especialmente para o Arraiá da Cidade.
Logo depois, Marivalda e o Grupo Kariri abrem o palco. Eles prometem fazer um show bem cearense, com boas pitadas de humor e brincadeiras. O repertório traz "hits" engraçados, como a "Dança do Jumento", mas também inclui no repertório canções de Luiz Gonzaga, Messias Holanda e Jackson do Pandeiro. O grupo é formado por Jurandir e Valmir (sanfonas), China (voz e zabumba), Zeca (triangulo e voz) e Nélio (baixo), além de Marivalda (voz).
Na seqüência, o grupo Meirinhos do Forró comanda a festa. O grupo é formado pelos irmãos Ana Cláudia (voz e triângulo), Francisco Cláudio (pandeiro), Anderson Bezerra (zabumba) e Clauberto (sanfona). Tudo começou quando Clauberto segurou uma sanfona pela primeira vez e não conseguiu largar mais. Empolgado com a nova descoberta, passou a ensinar aos irmãos. O grupo vem de Bom Jesus, Rio Grande do Norte.
Certa feita, eles resolveram fazer um show sob a copa do maior cajueiro do mundo, em Pirangi. A invenção fez com que o grupo recebesse vários convites para shows, inclusive em Portugal. Para o Arraiá da Cidade eles trazem o repertório dos três CDs autorais, além de clássicos de Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.
Quem encerra o Arraiá da Cidade e deixa o gostinho de saudade é Adelson Viana e o grupo Forró na Roça. A formação do conjunto é inusitada: os músicos pautaram sua trajetória em ritmos como jazz, chorinho ou MPB, mas resolveram se unir para essa aventura musical no tom do forró. E quando Adelson Viana (acordeom), Aroldo Araújo (baixo), Luizinho Duarte (zabumba e percussão), Tarcísio Sardinha (violão e cavaco) e Paulo Viana (vocais) se juntam no palco, o tempero é nordestino como a tapioca ou o cuscuz. Na hora em que Adelson puxa o fole e é seguido pelo grupo Forró na Roça, a festa está garantida!ARRAIÁ DA CIDADE \\ Dias 12, 13 e 14 de junho, a partir das 16h, na Praça do Ferreira, Centro da Cidade.