sábado, 9 de fevereiro de 2008

DISCOVINILCOPACABANA/83

MARIVALDA "A FORROZEIRA DA AMAZÔNIA"


 

Em 1983 no auge da febre dos garimpos da Amazônia Marivalda grava um uma fita Demo em 04 canais, com 12 músicas incluindo as músicas mulher de garimpeiro, toco cru, pintainho no galinheiro que é o mesmo pinto pelado, papagaio Dudu, paixão e desejo, festa na farinhada, lambada lambida e outras só que o sucesso desse demo veio antes de uma gravadora, pois em virtude de quatro músicas censuradas a cantora não conseguiu contrato e sendo assim infringiu a lei e lançou por conta fitas cassetes piratas e vendeu aproximadamente 80.000 cópias para os garimpeiros, a Copacabana tomando conhecimento do fato através dos seus representantes de Rondônia e Amazonas contatou a artista e contratou-a, pois a pressa era tão grande em colocar o disco no mercado que mandaram ver o Tape foi o próprio Demo produzido pela cantora (sacagem), não importa, pois já saiu com quase 100.000 cópias vendidas "e tome fogo no toco cru" tirando a cantora compositora do anonimato, o mesmo que aconteceu com Raimundo Soldado. COPACABANA pé quente, bem que poderia renascer.

Faixa A

1-TOCO CRU OU

De: Marivalda e Lima do Norte e Pinto Costa

Música do disco Copacabana "a forrozeira da Amazônia gravada em 1983. MUSICA CENSURADA pela Cen. Federal motivo pelo qual a cantora foi presa num show de feira pecuária no estado de Rondônia por desobediência a Censura Federal e regravada também no disco Copacabana corrente de força em 1987. E também no CD DA FORRAL MUSIC EM 1995


 

Botei fogo na minha roça mais o fogo não ardeu

Ficou uma tocaria que o fogo não comeu

Toco cru não pego fogo

Zequinha me respondeu

Toco cru só pego foco se você dançar mais eu

Toco cru pegando fogo

Toco cru pegando toco cru pegando fogo

Toco cru pegando fogo (bis)

No estado de Rondônia tem gente de todo lugar

Terra bem verde e amarela um pedacinho do meu Ceará

Tem gaúcha Catarina, capixaba, Paraná

Tem paulista tem mineiro amazonas e Pará

Paraibano bota é quente pernambucano potiguar

Você só entra nessa dança se responder sem errar.

Toco cru pegando fogo... bis

Não pensem que eu me esqueci do que está a faltar

Tem goiano Piauí maranhão e Amapá

Tem baiano e Sergipe alagoano pra danar

Também o dois mato grosso na relação vai constar

Acreano e Roraima carioca sem faltar

Desculpem-me a brincadeira e me respondam sem errar

Toco cru pegando fogo... bis


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-A

FAIXA-2 - FAISCOU e PEGOU

DE: MARIVALDA E PINTO COSTA FOGO

Ei amor!

Ei amar!

Me queimei com a chama ardente.

Faisquei com o seu olhar.

ei amor ei amar

faisquei e peguei fogo

desde o seu primeiro olhar

Morar juntos não; e amor

Amar é fazer amor todos os dias

De noite, de manhã cedo,

Até mesmo meio-dia

Na cama costa com costa

É amor que já morreu

Bom mesmo é soprar o fogo

Se uma faísca já acendeu

Ei amor!

Ei amar!

Me queimei com a chama ardente.

Faisquei com o seu olhar

ei amor ei amar

Faisquei e peguei fogo

Desde o seu primeiro olhar.

Sou do signo de gêmeos

E me amo pra valer

Bom mesmo é amar á dois

Só não quero me prender

Amo touro, Amo aquário

Amo peixes, amo libra

Mas no dia em que eu faísco

Eu amo qualquer signo

Ei amor!

Ei amar!

Me queimei com a chama ardente.

Faisquei com o seu olhar.

Ei amor ei amar

Faisquei e pequei fogo

Desde o seu primeiro olhar

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-A

FAIXA-3 – PINTAINHO NO GALINHEIRO

De: MARIVALDA E PINTO COSTA (regravação do Disco "o peso da seca"

Valei-me Nossa Senhora

Valei-me Nosso Senhor

Eu tinha um pinto pelado

De madrugada cantou

O pinto fez quiri, qui, qui

O galo fez coró, cocó

Mas eu tenho certeza

Que esse pelado apanhou

Piu piu piu piu

Mais eu tenho certeza

Que esse pelado apanhou

Esse pinto é enjoado

Camarisca no terreiro

Só por causa desse abuso

Eu já fiz um galinheiro

Esse pinto é enjoado

Come milho com farinha

Quando é de manhã bem cedo

Já namora com a galinha

Piu, piu, piu, piu

Quando é de manhã cedo

Já namora com a galinha...

O galo pai do terreiro

Ficou logo enciumado

Deu um coice na galinha

Deu um piso no pelado

Deu um piso no pelado

Machucou logo uma pata

O pinto saiu piando

Na descida de uma baixa

Piu, piu, piu, piu

O pinto saiu piando

Na descida de uma baixa


 


 


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-A-

FAIXA- 4 EU QUERO É MAIS

DE: MARIVALDA E DIÓ ARAUJO

Eu que é mais eu quero é mais

Eu quero é mais eu que é mais

Eu que é mais

Eu quero é mais eu quero é mais

Eu que é mais

Eu não sei se vocês sabem

Que ele é um homem casado

Toda mulher olha nele

E fica logo apaixonada

Atravessando a avenida ele olhou

E ela olhou amor à primeira vista

Isto é que é amor

Eu que é mais eu quero é mais

Eu quero é mais eu que é mais

Eu que é mais

Eu quero é mais eu quero é mais

Eu que é mais

(repetir tudo)


 


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-A-

FAIXA- 5

MULHER DE GARIMPEIRO

DE: MARIVALDA, CELIO ANTONIO E PINTO COSTA

Eu quero gritar para o mundo inteiro que eu sou mulher de um garimpeiro

Eu quero gritar para o mundo inteiro que eu sou mulher de um garimpeiro

Meu marida viajou a sorte foi tentar

Fiquei só com as crianças esperando ele voltar (completar depois)


 


 


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-A-

FAIXA- 6

PAPAGAIO DUDU

DE: MARIVALDA E PINTO

Meu papagaio eu só dou caju

Eu só dou caju, eu só dou caju (BIS)

Achei meu papagaio no ouco do cumaru

Ele era peladinho, era feinho pra chuchu

Ele já aprendeu falar, ficou lindo o meu Dudu

O que ele mais me pede é pra tomar cuidado

No meu pé de caju

Meu papagaio eu só dou caju

Eu só dou caju, eu só dou caju (bis)

Meu papagaio ficou muito sabidinho

Ele mexe com a mulher

Também mexe com o vizinho

Ficou muito boca dura, eu não queria ele assim

Por causa dele a vizinhança ficou mal de mim


 


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO- B

FAIXA – 1

PAIXÃO E DESEJO

DE IVO GONÇALVEL E MARIVALDA

                                    O que eu sofro por ti

É paixão e desejo

Estou querendo abraçá-lo

Estou querendo sufocá-lo

Com um grande beijo

Estou querendo me afogar

Comer na palma da sua mão

Tudo querendo lhe dizer

Que só por causa de você

Estou na solidão

Estou amando sim

E você não me ama não

Estou morrendo por ti

Você não morre por mim

Tudo lhe querendo sim

E você não me quer

Também é um sofredor

Estais sozinhos sem amor

Por causa dessa mulher

Também é um sofredor

Estais sozinhos sem amor

Por causa dessa mulher

Também é um sofredor

Estais sozinhos sem amor

Por causa dessa mulher


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-B

FAIXA – 2

XAXAZANDO E REZANDO (ORAÇÃO DE ROMEIRO

Regravação do disco "O peso da seca"

DE: MARIVALDA E PINTO COSTA

LA NO MEU SERTÃO

LA DO MEU CARIRI

TEM VIOLA VIOLÃO

TEM SANFONA TEM PANDEIRO

TEM TRIANGULO E TEM ZABUBA

E A MENINA DANÇADEIRA

QUE VESTE A SAI DE RODA

PRA CHACHA A NOITE INTEIRA

TEM NO JUAZEIRO

MEU PADIM ÇICO ROMÃO

MUITO ROMEIRO

MUITA FÉ NO CORAÇÃO

PAGANDO SUAS PROMESSAS

PRA CHOVER NO MEU SERTÃO

PRA SENHORA MÃE DAS DORES

TER DE NÓS COMPAIXÃO

PRA NOS LIVRAR DAS DOENÇAS

PESTE FOME MALDIÇÃO

PRA SE TER UMA BOA MORTE

É TENDO SUA BENÇÃO

SE PEDE ISSO COM FÉ

PRO MEU PADIM ÇIÇO ROMÃO

CONVIDO A TODOS VIOLEIROS

PARA JUNTOS RENDER GRAÇAS

MULHER NA CABEÇA UM VÉU (BIS)

OS HOME TIRA CHAPEU

FAZ SETENTA E SETE ANOS

QUE ELE SE FOI PARA O CÉU (BIS)


 


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-B

FAIXA – 3

FESTA NA FARINHADA

DE: MARIVALDA E PINTO COSTA

Foi numa festa lá na casa de farinha

A filha da minha vizinha

Quase morre de amor

Enquanto o Pedro tirava a mandioca

Maria lavava a coma

O fole gemendo de dor

Mais ela deu

Deu, deu, deu, deu

Seu coração deu com muita paixão

Ela deu pro meu irmão (bis)

No meio do terreiro o lampião se apagou

Enquanto o fole roncava

Se escutava gemidos de amor

Mais o gemido era tanto

Que o zabumbeiro

Se assuntou e gritou    

Mais ela deu

Deu, deu, deu, deu seu coração

Deu com muita paixão

Ela deu pro meu irmão (bis)


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-B

FAIXA – 4

BAIÃO- GAVIÃO CALÇUDO

DE: PIXINGUINHA

CHOREI POQUE FIQUEI SEM MEU AMOR

O GAVIÃO MALVADO BATEU ASAS

FOI COM ELE E ME DEIXOU (BIS)

QUEM TIVER MULHER BONITA

ESCONDA DOS GAVIÕES

ELES TEM UNHAS CUMPRIDAS

DEIXA OS MARIDOS NA MÃO

MAIS VIVA QUE É SOLTEIRO

NÃO AMOR NEM PAIXÃO

VOCÊS QUE SÃO CASADOS

CUIDADO COM OS GAVIÕES

CHOREI PORQUE FIQUEI SEM MEU AMOR

O GAVIÃO MALVADO BATEU ASAS

FOI COM ELE E ME DEIXOU (BIS)

O CULPADO DISSO TUDO

SÃO OS MARIDOS DE AGORA

AS MULHERES ANDAM NA RUA

COM AS CANELAS DE FORA

GAVIÃO SENTINDO O CHEIRO

DESCE LOGO SEM DEMORA

GARRA ELAS PELO BICO

BATE ASAS E VAI SIMBORA (BIS)

CHOREI POQUE FIQUEI SEM MEU AMOR

O GAVIÃO MALVADO BATEU ASAS

FOI COM ELE E ME DEIXOU (BIS)


 


 

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-B

FAIXA – 5

LAMBADA LAMBIDA

DE: MARIVALDA E PINTO COSTA

SÓ QUERO QUE VOCÊ ME DÊ LAMBADA

ESSA É UMA NOITE ALEGRE

UMA NOITE NÃO É NADA

SÓ QUERO QUE VOCÊ ME DÊ LAMBADA

ESSA É UMA NOITE ALEGRE

UMA NOITE NÃO É NADA

LAMBADA PRA TI

PRA MIM PRA MIM

PRA TI VOCÊ

LAMBADA LAMBIDA Ê Ê

PRA TI LAMBER

LAMBADA PRA TI

PRA MIM PRA MIM

PRA TI VOCÊ

LAMBADA LAMBIDA Ê Ê

PRA TI LAMBER

(REPETIR 3 VEZES)

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-B

FAIXA – 6

BAIÃO DE PROPRIÁ

DE: LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA

DISCOVINILCOPACABANA

A FORROZEIRA DA AMAZONIA

LADO-B

FAIXA – 5

LAMBADA LAMBIDA

DE: MARIVALDA E PINTO COSTA

AI AI UI UI EU TENHO QUE VOLTAR (BIS)

TUDO QUE EU TINHA

DEIXEI LÁ NÃO TROUXE NÃO

DEIXEI MEU ROÇADINHO

PLANTADINHO DE FEIJÃO

DEIXEI A MINHA MÃE

MEU PAI E MEUS IRMÃOS

POR ISSO EU VOU VOLTAR

PRA LÁ NÃO QUERO MAIS FICAR

ROCINHA FICOU LÁ EM PROPRIÁ (BIS)


 


 

Nenhum comentário: